Com quem Eliza (Marina Ruy Barbosa),deve ficar em Totalmente Demais?

quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Repetir par romântico com Carla Marins foi motivador", diz ator

Cláudio Lins é um romântico. E isso se reflete não só em seu comportamento, mas também no currículo. Na pele do mocinho Claude de Uma Rosa com Amor, do SBT, o músico e ator carioca experimenta encarnar, mais uma vez, um herói na TV. Depois da estreia açucarada como o pianista Bruno de História de Amor, em 1995, na Globo, o ator foi protagonista em Perdidos de Amor, na Band; da lusitana Terra Mãe, em Portugal; e em Esmeralda, no SBT. "Acho que me veem como o mocinho bonzinho", divertiu-se Cláudio, que quebrou um jejum de cinco anos longe dos folhetins. Uma pausa que não foi planejada e nem deve se repetir, no que depender da vontade do ator. "Não tenho nada contra a televisão. Consigo conciliar meus projetos pessoais com tranquilidade", avisou ele, que é filho da atriz Lucinha Lins e do cantor e compositor Ivan Lins.

Na pele de um francês acostumado a viver no Brasil, Cláudio teve a ajuda de uma fonoaudióloga contratada pela emissora para treinar o sotaque. Mas também decidiu, por conta própria, procurar um professor de francês para aprender um pouco do idioma. Aproveitou o período de escalação do resto do elenco e outras definições para fazer um intensivão antes das gravações começarem. "Tudo isso foi determinante para que eu pudesse formatar uma sonoridade verossímil. E essa preocupação bateu assim que soube que papel faria na história", explicou, confessando ter se sentido mais seguro por conta de um detalhe neste trabalho. "A Carla Marins foi uma grande amiga quando estreei em História de Amor. Repetir um par romântico com ela é não só confortável, mas também motivador", entregou.

O fato de se tratar de um remake não foi tão impactante para Cláudio. O ator leu bastante sobre a primeira versão da novela - até para entender a história - e pesquisou vídeos da obra original na internet. Mas não sentiu falta de ver mais material. "Não achei que fosse tão importante. No primeiro momento, não me interessou. Talvez para que aquelas imagens não influenciassem o meu trabalho", analisou ele, que ficou feliz ao descobrir que interpreta um personagem defendido por Paulo Goulart em 1972. "Trata-se de um dos atores que eu mais admiro e isso mexeu comigo quando eu fui chamado", garantiu.

Em sua segunda passagem pelo SBT, Cláudio jura que se trata de uma época completamente diferente na emissora. "Não posso reclamar, porque Esmeralda foi uma experiência boa. Mas o núcleo de dramaturgia está bem mais estruturado hoje do que era. O que facilita muito o trabalho", entregou. Cláudio chegou a tentar trabalhar com Del Rangel e Tiago Santiago antes de Uma Rosa com Amor. Com o primeiro, fez um teste para Dance Dance Dance. Já com Tiago, tentou uma vaga em Os Mutantes, por intermédio do diretor Alexandre Avancini. Mas não conhecia o autor. "Não sei se já cheguei a fazer algum Você Decide escrito por ele, na Globo. Fiz também uma participação em Malhação, mas não sei se foi na época em que o Tiago escrevia", recordou Cláudio, que é um dos atores mais elogiados do folhetim pela emissora e, por isso, deve ter seu contrato renovado.

Além do posto de protagonista, Cláudio pode mostrar em Uma Rosa com Amor mais do que sua interpretação de ator. Cantor, ele emplacou uma canção de seu segundo CD na trilha sonora da novela. Cupido, que chegou a ser gravada por Maria Rita, foi escolhida pela direção da emissora. "Não foi uma imposição minha, eles é que sugeriram. Adorei porque é uma forma de mostrar para o público um outro talento meu", explicou Cláudio, que lançou em 2009, pela gravadora Biscoito Fino, o álbum Cara.

Uma Rosa com Amor - SBT - Segunda a sábado, às 20h15.

Herança de família

Cláudio estreou nos palcos ainda criança, aos 11 anos, atuando em musicais. Seu interesse pelas Artes Cênicas começou a aparecer para valer aos 16, quando estudou, na escola, a obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Mas a mudança para a capital paulista, em função do trabalho da mãe, atrasou seus estudos de interpretação, que só se iniciaram quando o ator já estava com 18. Matriculou-se no conceituado curso Tablado, no Rio, e não parou mais, estreando na TV cinco anos depois, em História de Amor. "Já parei para tentar separar minha vontade de ser ator da que sinto em relação à música, mas não funciona assim. Me sinto um artista e tento aproveitar várias formas de expressar minha arte", opinou.

A estreia na Globo, apesar de comentada, não garantiu um contrato com a emissora. Cláudio preferiu não esperar um convite que poderia não acontecer. Primeiro, conversou com Walter Avancini e quase integrou o elenco de Xica da Silva, na extinta TV Manchete. Mas deu para trás e, poucas semanas depois, conquistou, através de testes, a vaga de protagonista de Perdidos de Amor, na Band. Com o sucesso das suas duas primeiras novelas em Portugal, o ator foi convidado para protagonizar um folhetim na "terrinha". E topou, encabeçando o elenco de Terra Mãe. "Assim que fechei minha ida, me ligaram para fazer Hilda Furacão. Nossa, fiquei triste, mas já tinha me comprometido", lamentou ele, que voltou ao posto de protagonista em 2004, em Esmeralda, no SBT.

Instantâneas
# Cláudio Lins nasceu em novembro de 1972, um mês depois que a primeira versão de Uma Rosa com Amor estreou, na Globo.

# Por ter trabalhado em Portugal, Cláudio já levou duas peças para serem apresentadas lá.

# Cláudio chegou a ser chamado para participar de uma série portuguesa depois de protagonizar uma novela por lá. Mas não aceitou por conflitos de agenda.

# Cláudio ainda não sabe quando lançará um novo álbum musical. "Acho que esse ainda pode ser trabalhado por um tempo", analisou.

14 comentários:

  1. adoro esta novelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. ESSE CARINHA É DA RECORD OU DO SBT?

    ResponderExcluir
  3. ENTRE NO BLOG www.bloggerdeolhonatelinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eu amo o claudio lins!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. gato lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. desse jeito eles irao se apaixonar

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkk essa foi boa

    ResponderExcluir
  8. ESSA NOVELA UMA ROSA COM AMOR JA PASSOU NA GLOBO

    ResponderExcluir
  9. EU NAO ACHO GUGA , ESSE BLOG É O TERCEIRO BLOG MAIS INFORMATIVO PERDENDO PARA O AC E ORD1

    ResponderExcluir
  10. Gente, entrem no: bloggerdeolhonatelinha.blogspot ; e confiram mais sobre a telinha!

    ResponderExcluir